terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Tecnologia Assistiva e Terapia Ocupacional


O trabalho do Terapeuta Ocupacional na tecnologia assistiva envolve a avaliação das necessidades dos usuários, suas habilidades físicas, cognitivas e sensoriais, na construção que matériais que auxiliam na comunicação, Envolve a avaliação da receptividade do indivíduo quanto à modificação ou uso da adaptação, sua condição sociocultural e as características físicas do ambiente em que será utilizada. O terapeuta ocupacional promove a instrução do uso apropriado do recurso de tecnologia assistiva e orienta as outras pessoas envolvidas no uso dessa tecnologia.

Denomina-se Tecnologia Assistiva qualquer ítem, peça de equipamento ou sistema de produtos, adquirido comercialmente ou desenvolvido artesanalmente, produzido em série, modificado ou feito sob medida, que é usado para aumentar, manter ou melhorar habilidades de pessoas com limitações funcionais, sejam físicas ou sensoriais.

PRINCIPAIS TIPOS, SEGUNDO ÁREAS DE APLICAÇÃO:
Adaptações para Atividades da Vida Diária:
Sistemas de Comunicação Alternativa:
Dispositivos para Utilização de Computadores:
Unidades de Controle Ambiental:
Adaptações Estruturais em Ambientes Domésticos, Profissionais ou Públicos:Adequação da Postura Sentada:
Adaptações para Déficits Visuais e Auditivos:
Equipamentos para a Mobilidade:
Adaptações em Veículos:

Objetivos da tecnologia assistiva...
Proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário